sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O que é um Tratamento de Canal ?

O que é Tratamento de Canal?

O que é tratamento de canal?

O tratamento do canal consiste na remoção da polpa do dente ou nervo como é popularmente conhecido, encontrado em sua parte interna. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço  deve ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento sela o canal. 

Os casos mais comuns de polpa infeccionada ou morta são:
  • Dente quebrado
  • Cárie profunda
  • Dano ao dente, que pode ser uma trauma antigo ou recente.
Com a polpa infeccionada ou morta, se não tratada, pode se formar  uma lesão dentro do osso maxilar, formando um abcesso. O abcesso pode destruir o osso ao redor do dente, causando dor e inchaço na região.

Como é tratado o canal?

Atualmente o tratamento de canal é  realizado em sessão única na maioria dos casos.

  • É  feita uma abertura na da parte posterior de um dente frontal ou na coroa de um dente posterior, molar ou pré-molar.
  • Em seguida a polpa  é removida e  o espaço pulpar e os canais são esvaziados,  modelados e limpos  para uma posterior obturação e selamento.
  • Se mais de uma visita for necessária, uma restauração temporária é colocada na abertura da coroa, a fim de proteger o dente no intervalo das visitas.
  • Na etapa final, uma restauração é  colocada sobre o dente para restaurar seu formato e lhe conferir uma aparência natural. Se o dente estiver fraturado ou muito destruído pode ser necessário colocar um pino  ecimentado no canal antes da confecção da coroa.

Qual a durabilidade de um dente restaurado?

Os dentes restaurados podem durar a vida toda quando tratados adequadamente. Devido ao fato de ainda ser possível o aparecimento de cárie em um dente tratado, uma boa higiene bucal e exames dentários regulares se fazem necessários, a fim de evitar problemas futuros.

Como não há mais uma polpa viva que mantenha o dente com vitalidade, os dentes com tratamento de canal podem se tornar quebradiços e mais sujeitos à fratura. Este é um importante aspecto a ser levado em conta quando for optar entre uma coroa ou restauração após o tratamento de canal.

Para se determinar o sucesso ou fracasso do tratamento de canal, o método mais confiável é comparar novas radiografias com aquelas tiradas antes do tratamento. Esta comparação mostrará se o osso continua sendo destruído ou se está sendo regenerado.







Nenhum comentário:

Postar um comentário